sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

La Nouvelle Revue d’Histoire n.º 40

Saiu o número 40 da obrigatória «La Nouvelle Revue d’Histoire», óptima revista que felizmente é possível adquirir nas bancas em Portugal. O tema central, bastante actual, é “EUA: O fim do sonho?”. No dossier encontramos os artigos “O fim do sonho americano”, de Dominique Venner, “Permanências geostratégicas”, de Aymeric Chauprade, “Um capitalismo de Casino”, de Antoine Baudoin, “A guerra contra o terror”, de Xavier Raufer, “Os Estados Unidos e a Europa: relações conflituosas”, de Philippe Conrad, uma cronologia e uma bibliografia, bem como as entrevistas com Michel Crouzet e David Victoroff, para além do texto de Alexis de Tocqueville, “Um totalitarismo doce”.

Podemos ainda ler os artigos “Quando Tucídides inventou a História”, de Emma Demeester, “Augsbourg e o destino alemão”, de Éric Mousson-Lestang, “A arte de não compreender a história da Alemanha”, de François-Georges Dreyfus, “Espanha: Guerra de memórias” e “A verdadeira morte de Garcia Lorca”, de Arnaud Imatz, e “A verdade sobre o Vale dos Caídos”, de Charles Hirribarrondo.

Destaque ainda para a entrevista com Bernard Lugan, africanista e colaborador regular da «NRH», autor de diversas obras sobre o continente negro e a sua história. Como sempre, para além de outros artigos, temos a crónica de Péroncel-Hugoz, desta vez sobre a Líbia, bem como as secções habituais.